SÃO VICENTE É A NOSSA HISTÓRIA!

O Coletivo Cultural Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual atua no âmbito local e regional é dedicado ao setor cultural com enfase na produção de conteúdo de mídia livre

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleição define Conselho de Cultura de São Vicente


A Cidade de São Vicente realizou no dia 9 de setembro de 2012, das 14 às 17 horas, as eleições para eleger os representantes no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). As votações ocorreram durante o 3º Fórum de Cultura de São Vicente, na ETEC Doutora Ruth Cardoso – Praça Coronel Lopes, 387 – São Vicente/SP. O fórum teve início às 9h com palestra de representantes do Ministério da Cultura, após as palestras do período matutino, acorreram as votações a partir das 14 horas. As eleições foram abertas a toda a população vicentina, bastando apenas apresentação do título de eleitor, para comprovação de residência no município.

"Avançamos: num processo democrático, contamos com a participação popular de mais de 400 pessoas", Mauricio Oliveira.

.

Segue relação dos conselheiros eleitos e os seus segmentos:

Teatro
 Titular: Fernando Lucio F. da Silva Rino
 Suplente: Miriam Aparecida Vieira

Artes Plásticas
 Titular: Maria Luzia de Queiroz de Oliveira
 Suplente: Fúlvia Aparecida Martins

Música
 Titular: Uma boa música ao alcance de todos ( ex – banda Matteo Bei)
 Suplente: Nilza de Andrade Loschialvo

Culturas Populares
 Titular: Amir de Carmo F. Pires.
 Suplente: Paulo César Costa e Silva

Dança
 Titular: Dionie de Lima Mello
 Suplente: Maria de Fátima Abreu

Culturas Tradicionais
 Titular: Paulo César Brossachio
 Suplente: Marcio Roberto O. Barreto

Cultura Negra
Titular: Anguair Gomes dos Santos
Suplente: Gabriel Valério de Oliveira Araújo

Artesanato
 Titular: Débora Maria P. de Oliveira Silva
 Suplente: Associação Vida e Ética

Literatura
 Titular: Deise Domingues Gianninni
 Suplente: Nair de Brito

Artes Visuais
Titular: Ivone Rodrigues de Freitas
Suplente: Cláudio Pereira Correa

Artes Circenses
 Titular: Roberto França Gonçalves
 Suplente: Luiz Carlos da Silva Lopes

Ponto de Cultura
 Titular: ADSV – Associação dos Deficientes Físico de São Vicente
 Suplente: Oswaldo da Cruz

 Audiovisual
 Titular: Alessandro Cruz dos Santos
 Suplente: Madeleine Alves dos Santos 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural de São Vicente




  A Cidade de São Vicente realiza neste dia 9 de setembro de 2012 , das 14 às 17 horas, as eleições para eleger os representantes no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). As votações ocorrem durante o 3º Fórum de Cultura de São Vicente, na ETEC Doutora Ruth Cardoso – Praça Coronel Lopes, 387 – São Vicente/SP. O fórum tem início às 9h com palestra do Ministério da Cultura e, após as palestras do período matutino, terá continuação com as votações a partir das 14 horas. As eleições são abertas a toda a população vicentina, bastando apenas apresentação do título de eleitor, para comprovação de residência no município.

 Criado pela Lei nº 2912-A, o CMPC é composto por 26 membros, numa estrutura paritária, com membros representantes do poder público e da sociedade civil. O domingo (9) será o dia de eleger os 13 representantes setoriais, preenchendo as 13 cadeiras destinadas aos segmentos culturais da cidade.
Este é o resultado de um movimento popular de grande importância na representação artístico-cultural, nomeado Movimento Pró-Cultura de São Vicente, que se iniciou no 2º Fórum de Cultura Vicentino, em setembro de 2011, com reivindicações da classe e articulação dos líderes culturais.

 Dentre as atribuições do CMPC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo Municipal na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura Vicentina, entre outras ações.

O Conselho estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Município. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Cultura. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Fundo Municipal de Cultura e que será completado com a elaboração do Plano Municipal da Cultura, entre outras ações. Essas estruturas são fundamentais para que São Vicente tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FORAM PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CONSELHO DE POLÍTICA CULTURAL DE SÃO VICENTE


   Reunião da Comissão de implantação do Plano Nacional de Cultura em São Vicente 


  As inscrições para a eleição dos representantes que irão compor o Conselho de Política Cultural de São Vicente seguem até 17 de agosto. Interessados em concorrer para representar a sociedade civil no Conselho, devem comparecer na Secretaria de Cultura de São Vicente (Avenida Embaixador Pedro de Toledo, 593 – Gonzaguinha) das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas..

    Segundo a coordenadora Lua Marina Juns Topp o proceso de criação do conselho é muito importante para promover o debate e a construção conjunta, “município x sociedade”, das políticas públicas voltadas para a área da cultura.

   “Participar das construções e mudanças de processos políticos culturais em nossa Cidade é poder conhecer, debater e construir juntos, dando respostas aos desafios por meio da gestão articulada e compartilhada entre Município e sociedade”, afirma Lua Marina Juns Topp.

    De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura “Identidade e Região” Mauricio Oliveira após um longo debate entre a sociedade civil e o poder público, finalmente o Conselho de Politicas Culturais vai sair do papel, esse é o pensamento da Comissão responsável pelo processo de inclusão do município de São Vicente ao Plano Nacional de Cultura.

    “A muito tempo a classe esta articulando a criação desse conselho, as pessoas que trabalham com cultura na cidade, debatem a favor do conselho, da tão sonhada, lei municipal de incentivo a cultura, e por fim a valorização do trabalho dos artistas e produtores culturais. O Conselho de Politicas Culturais é uma das condições para adesão ao Plano Nacional de Cultura do Governo Federal. Mas não é só isso, o plano contém, 53 metas, ou seja o trabalho esta apenas começando”, afirma Mauricio Oliveira.

    As eleições acontecem no dia 9 de setembro. Os membros terão que deliberar diretrizes gerais da Política de Cultura, por meio de coordenação da comissão de implantação do Plano Municipal de Cultura. Deverão também colaborar com a Secretaria Municipal de Cultura e na elaboração das políticas, dentre outras atividades.  

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Identidade e Região - Região L

             O Ponto de Cultura/CAMPSV Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual está ministrando a oficina aos alunos do Camp Rio Branco.

             Vejam as fotos oficina região J:


segunda-feira, 26 de março de 2012

Inscrições Abertas!!!

É com grande alegria que comunicamos que estão abertas as inscrições para as Oficinas de Documentário Audiovisual - promovida pelo Projeto Identidade e Região:  Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual em parceria com o CAMPSV - Centro de Aprendizagem Metódica e profissional de São Vicente.
As Oficinas fazem parte do Ponto de Cultura localizado na Instituição. Englobam a exibição de documentários, atuando desde 2011.
  A oficina é gratuita e direcionada para iniciação de jovens com interesse em realizar um vídeo e conhecer a linguagem audiovisual, seus recursos e possibilidades. São 5 vagas disponíveis para cada oficina e é necessário efetuar a inscrição através do preenchimento de uma ficha de inscrição que pode ser baixada no link ao fim deste texto. Após o preenchimento da ficha o candidato à vaga deve levar pessoalmente a ficha ao CAMPSV, conforme indicado abaixo, juntamente com os documentos solicitados (informações na ficha).
A primeira oficina da Temporada tem como objetivo estimular a produção de conteúdo por parte da comunidade e, consequentemente, construir conhecimento. 

Inscrições abertas (segunda a sexta, das 09h às 17h).
Divulgação dos selecionados: 15 de abril de 2012.
Participantes: 05
Idade do público alvo: 14 a 20 anos
    Divulguem para seus contatos. Forte abraço e obrigado!

     Ficha de inscrição: Formato .doc  ou Formato .odt

     As fichas devem ser preenchidas e entregues diretamente no CAMPSV  Endereço: Rua Dr. Emilio Carlos, 264, Vila Cascatinha - ou enviadas para o email idregiaosv@gmail.com.
     Duvidas pelo email  idregiaosv @gmail.com.



    Saiba mais sobre software livre.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nosso Ponto de Cultura faz mostras de Cinema na semana de aniversário de São Vicente




      Na semana de comemoração dos 480 anos de São Vicente o Ponto de Cultura Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual exibirá documentários à comunidade. Uma iniciativa em parceria com o Grupo Mundo Cultural, o Cine Roxy 6, o Shopping Brisamar, Prefeitura de São Vicente e CAMPSV.
      A exibição dos documentários é um importante trabalho de resgate histórico, difusão da história local e formação de identidade, além de contribuir para formação de público para o cinema.
      Nos eventos serão exibidos dois filmes documentários, produzidos durante o ano de 2011. Neste primeiro trabalho escolhemos a região “J” Japuí e Parque Prainha que resultou no documentário Contradições no Paraíso Urbano e a região “G” Jockey Clube e Sambaiatuba que gerou o filme Passado a limpo, motivados pela localização do Parque Estadual Xixôva no Japuí e pelo Parque Ambiental estar localizado no antigo aterro sanitário do Sambaiatuba.  "Acreditamos que a preservação do Meio Ambiente é um dos principais assuntos na pauta de qualquer governo", explicou o coordenador Mauricio Oliveira.
      Durante o ano de atividades, os jovens tiveram contato com a produção audiovisual por meio de aulas teóricas e práticas. Fabio Silva dos Santos, um dos integrantes do projeto explica que conheceu lugares que nem sabia que existiam em São Vicente. “Adorei conhecer as pessoas e suas histórias, fiz novos amigos”. Para Fabio a produção exige muita tomada de decisões. “Não sabia que para fazer documentário exigia tanto trabalho, quem assiste, não imagina o tanto de chuva e sol, que a gente toma na cabeça”.
      Participaram nestas duas produções diretamente 50 pessoas e indiretamente mais 30, totalizando 80 munícipes envolvidos, “Nós vamos até a comunidade atrás dos moradores mais antigos e esses vão nos indicando outros, um processo de imersão na vida da comunidade. E essas são experiências transformadoras para os jovens aprendizes” diz o cinegrafista e instrutor Danilo Tavares.
      As exibições serão feitas no Shopping Brisamar, no CAMPSV e nos bairro Japuí, Joquei Clube e Sambaiatuba. Confira a programação: