SÃO VICENTE É A NOSSA HISTÓRIA!

O Coletivo Cultural Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual atua no âmbito local e regional é dedicado ao setor cultural com enfase na produção de conteúdo de mídia livre

domingo, 2 de outubro de 2011

PNC - Meta 28 - acessibilidade à pessoa portadora de necessidades especiais

      O Ministério da Cultura está fazendo consulta pública para elaboração das metas do PNC, "realizado com ampla participação de toda a sociedade e do Conselho Nacional de Política Cultural. Metas são objetivos temporais, espaciais, quantitativamente dimensionados".
    Como direcionamento para definição das metas do Plano Nacional de Cultura foram definidos cinco capítulos: 1) Papel do Estado; 2) Diversidade artística e cultural; 3) Acesso à cultura; 4) Desenvolvimento socioeconômico sustentável; e 5) Participação social.

      Dentro do capítulo 3, Acesso à cultura, fala sobre acessibilidade à pessoa portadora de necessidades especiais. Sobre este assunto entrevistamos, durante o II Fórum de Cultura de São Vicente, Ana Patricia que é professora no Ponto de Cultura Arte Acesso, que acontece na Associação dos Deficientes Físicos de São Vicente, assista:


"Meta 28: Equipamentos culturais atendendo os requisitos legais de acessibilidade e desenvolvendo ações de promoção da fruição cultural por parte das pessoas com deficiência, observando a seguinte distribuição: 
– 100% de bibliotecas públicas 
– 100% de museus 
– 100% de cinemas 
– 100% de teatros
       A acessibilidade é uma das questões centrais para a qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência. Com efeito, as dificuldades de locomoção nas vias públicas e de acesso aos transportes públicos, a par de inúmeros constrangimentos, freqüentemente inviabilizam o exercício por essas pessoas dos seus direitos à educação, à saúde, à cultura e ao trabalho."



postado por: Danilo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário