Trecho da entrevista do Cacique Guarani "Alcides/Caraí", da Aldeia Paranapuã que está localizada no Parque Ecológico Estadual Xixová-Japuí, na cidade de São Vicente/SP.
SÃO VICENTE É A NOSSA HISTÓRIA!
O Coletivo Cultural Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual atua no âmbito local e regional é dedicado ao setor cultural com enfase na produção de conteúdo de mídia livre
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Concorremos ao Prêmio Jovem de Atitude: matéria publicada no caderno CAMPUS do Jornal A TRIBUNA
Vote no site de A TRIBUNA. Conheça, de sua opinião, a vida contada em vídeo
Vote site da TRIBUNA http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/projetocampus/conteudo.asp?idconteudo=1194
Preservar e contar a história de São Vicente ensinando jovens da periferia da cidade a produzir documentários. Esta é a proposta do Projeto Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual, criado pelo jornalista Maurício Oliveira, de 34 anos.
Preservar e contar a história de São Vicente ensinando jovens da periferia da cidade a produzir documentários. Esta é a proposta do Projeto Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual, criado pelo jornalista Maurício Oliveira, de 34 anos.
Tudo começou com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Jornalismo do Unimonte. “Percebi a dificuldade da grande maioria dos adolescentes sem acesso à arte e cultura, para conquista da autonomia. E como jornalista queria fazer um TCC que mostrasse trabalhos de comunicadores com algum resultado positivo para os adolescentes”, explica Maurício. O título do trabalho foi Por dentro de uma oficina de vídeo: Educomunicação Audiovisual.
Educomunicação
O jornalista começou a pesquisar e descobriu o conceito da “educomunicação”, que utiliza a prática da produção do fazer a comunicação para estimular a pesquisa e a criação e conceitos formadores de opinião mais crítica no aprendiz. “Fui criado e moro na Cidade Náutica. Os problemas de acesso ao conhecimento que os jovens têm hoje foram os maiores problemas que eu tive. Como cidadão vicentino, percebi a dificuldade que temos em preservar as nossas histórias. As de 60 anos pra cá, acho que, como jornalista, devemos preservar”.
O projeto Identidade e Região: Laboratório Caiçara de Produção Audio Visual foi aprovado pelo Ministério da Cultura e sua atividade vai durar três anos. Estão previstas no plano de trabalho a realização de 13 oficinas de vídeo com a participação de cinco jovens por oficina, totalizando 65 e 13 filmes-documentários, cada um sobre uma região administrativa de São Vicente. “O laboratório foi montado, adquirimos os equipamentos necessários, estou finalizando a primeira oficina e o primeiro vídeo”, avisa.
fonte:matéria publicada no caderno CAMPUS/Jornal A tribuna
domingo, 2 de outubro de 2011
PNC - Meta 28 - acessibilidade à pessoa portadora de necessidades especiais
O Ministério da Cultura está fazendo consulta pública para elaboração das metas do PNC, "realizado com ampla participação de toda a sociedade e do Conselho Nacional de Política Cultural. Metas são objetivos temporais, espaciais, quantitativamente dimensionados".
Como direcionamento para definição das metas do Plano Nacional de Cultura foram definidos cinco capítulos: 1) Papel do Estado; 2) Diversidade artística e cultural; 3) Acesso à cultura; 4) Desenvolvimento socioeconômico sustentável; e 5) Participação social.
Dentro do capítulo 3, Acesso à cultura, fala sobre acessibilidade à pessoa portadora de necessidades especiais. Sobre este assunto entrevistamos, durante o II Fórum de Cultura de São Vicente, Ana Patricia que é professora no Ponto de Cultura Arte Acesso, que acontece na Associação dos Deficientes Físicos de São Vicente, assista:
"Meta 28: Equipamentos culturais atendendo os requisitos legais de acessibilidade e desenvolvendo ações de promoção da fruição cultural por parte das pessoas com deficiência, observando a seguinte distribuição:
– 100% de bibliotecas públicas
– 100% de museus
– 100% de cinemas
– 100% de teatros
A acessibilidade é uma das questões centrais para a qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência. Com efeito, as dificuldades de locomoção nas vias públicas e de acesso aos transportes públicos, a par de inúmeros constrangimentos, freqüentemente inviabilizam o exercício por essas pessoas dos seus direitos à educação, à saúde, à cultura e ao trabalho."
postado por: Danilo Tavares
Assinar:
Postagens (Atom)